Novos Juízes de Direito são empossados no TJRS
"É muito importante que todos saibam que a humildade é a melhor forma de agirmos em nossas vidas, e assim devemos atuar na magistratura, ouvindo e acolhendo as pessoas que procuram os foros, sempre com um sorriso no rosto.” Com essas palavras, o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul , Desembargador Alberto Delgado Neto, deu as boas-vindas aos 24 novos Juízes de Direito Substitutos durante a cerimônia de posse realizada na tarde desta segunda-feira , no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, em Porto Alegre.
O Presidente Alberto destacou a importância da chegada dos novos magistrados para o enfrentamento do déficit de profissionais em persas unidades judiciárias do estado. “Hoje é dia de festa e de júbilo, pois estão assumindo pessoas que se dedicaram muito e que abriram mão de muita coisa para chegarem aqui. Vocês são fundamentais para o nosso Poder Judiciário”, ressaltou. Ele também lembrou que o principal objetivo dos magistrados deve ser o de servir à sociedade com empatia e receptividade. “Temos sempre que entender que o ser é muito maior do que o ter, e estamos aqui para auxiliar as pessoas e tratá-las com a maior simpatia e receptividade”, concluiu, sob aplausos da plateia que lotou o plenário.
Em nome dos empossados, a Juíza Jessica Silveira Rollemberg Gomes falou sobre a resiliência e os desafios enfrentados ao longo da preparação para o concurso, especialmente durante a pandemia e a recente enchente no Rio Grande do Sul. “Somos 24 privilegiados, pois conseguimos superar várias adversidades. Mesmo com muitos de nós oriundos de outros estados brasileiros, podemos afirmar que todos somos gaúchos e gaúchas de prontidão para auxiliar na construção de uma Justiça cada vez mais ágil. Que venham os novos desafios, pois estamos preparados para melhorias nas vidas dos jurisdicionados”, afirmou.
Foram 15 homens e 9 mulheres que alcançaram a aprovação no concurso promovido pelo Judiciário gaúcho. Os novos magistrados são oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. Eles participaram do concurso público regido pelo Edital 061/2019.
Tomaram posse os seguintes juízes:
Jessica Silveira Rollemberg Gomes
Mariana Arantes Ribeiro Landin
Paulo de Araujo Morais
Gleisson Sartori
Julia Barcellos Eltz de Sousa
Adrissa Flores Severo
Felipe Zabeu Vasen
Mayara Gomes Pedroso
Diego Luiz Trindade
Daniel Vitor Rizzi Isotton
Guilherme Pires Mitidiero
Eliana Endres Viero
Cléber do Amaral Schenkel
Pedro Henrique Schidlowski
Renan Alexandre Ioris
Márcio Luciano Rossi Barbieri Homem
Leonardo Michelin Pinto
Bárbara Mendes de Sant'anna
Rafael Gomes Cipriani Silva
Daniel de Oliveira Borges
Arthur Reveilleau dos Reis
Taiele Balardin de Oliveira
Jaime Vieira de Almeida Júnior
Jessica Boms
Presenças
Prestigiaram a cerimônia o representante do Governo do Estado, Procurador Geral do Estado, Eduardo Cunha, o Secretário-Geral do Ministério Público, Gilmar Maronese, o Defensor Público-Geral, Nilton Leonel Arnecke Maria, o Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Desembargador Federal Fernando Quadros da Silva, o Vice-Presidente do TRE e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Mário Crespo Brum, o Presidente da OAB, Leonardo Lamachia, o 1º Vice-Presidente do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 2º Vice, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, a 3ª Vice, Desembargadora Lusmary Fátima Turelly da Silva, a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Fabianne Breton Baisch, o Presidente dos Conselhos de Inovação e Tecnologia e de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, que também presidiu a Comissão de Concurso para Juiz de Direito Substituto na gestão 2022/2023, o representante do Conselho de Relações Institucionais, Desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, a Ouvidora da Mulher, das Pessoas LGBTQIAPN+ e Vulneráveis, Jane Vidal, a Diretora do CJUD, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, a Presidente da Comissão de Inovação, Desembargadora Gisele Azambuja, além dos ex-Presidentes do TJ, Desembargador Aposentado José Aquino Flôres de Camargo, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira e a Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, a Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Abrão Bertoluci, os Juízes-Assessores da Presidência Mário Guerreiro, André Pires e José Pedro Eckert, o Juiz-Corregedor Coordenador Max Akira Senda de Brito, o Presidente da AJURIS, Juiz Cristiano Vilhalba Flores, o Vice-Presidente da AMB, Desembargador Cláudio Luís Martinewski, a representante da Prefeitura de Porto Alegre, Procuradora-Geral do Município Adjunta Cristiane Nery, além de outras autoridades, familiares e amigos dos empossados.
Confira mais fotos do evento no Flickr do TJRS, através do link: Flickr TJRS